Nutricionista Karla Pinheiro

Nutricionista Karla Pinheiro

terça-feira, 26 de março de 2013

Os benefícios do consumo regular e moderado do chocolate!

                  Chocolate!!! Saudável! 
                 Bom demais para ser verdade???


   Foto (26/03/13) da gravação concedida para o Jornal da Cidade- Rede Record.


Hoje, 26 de março, comemoramos o dia de uma iguaria famosíssima, o cacau. Próximo domingo, Páscoa! Consequentemente o assunto em voga:
 C-H-O-C-O-L-A-T-E!!!

Que chocolate é muito gostoso, que relaxa, que confere bem-estar quando o consumimos, quase todo mundo já sabe! Porém os benefícios de um consumo regular e moderado vão muito além do paladar.

O consumo diário de cerca de 20g (2 quadradinhos) do tipo meio amargo, mínimo de 50% de cacau, já é capaz de fornecer uma grande quantidade de flavonóides, que são substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres e promovem uma série de reações que beneficiam principalmente a saúde do coração. Como? Esses mesmos flavonóides presentes no cacau aumentam o calibre dos nossos vasos sanguíneos, facilitando a passagem do sangue, o que diminui a pressão arterial, diminuem a formação de trombos (coágulos de sangue) e a formação da placa de ateroma, ambas responsáveis por grave quadros como infarto e acidente vascular cerebral.

O cacau também possui um substância chamada Teobromina, que de forma análoga à cafeína, tem ação diurética, ou seja, auxilia o nosso corpo a eliminar líquidos excedentes (essa é para as meninas da drenagem!) e estimula sistema nervoso, ou seja ficamos mais atentos e dispostos!

E lógico, um pedaço de um bom chocolate fornece polifenóis que em cadeia liberam a serotonina, substância da felicidade, relaxamento e prazer.. Certamente naquele período de maior tensão, na TPM, nossa cara leitora já deve ter se “agarrado” numa barra de um delicioso chocolate para aliviar o estresse... pois bem, tá explicado! 

Mas cuidado com a quantidade, pois todos esses benefícios vão por água abaixo quando o ponteiro da balança vai subindo, uma vez que chocolate não é o mais light dos alimentos... a palavra é MODERAÇÃO! (leia no começo do post o tipo e a quantidade de chocolate).

Dúvidas? Agende sua consulta!!!
karlanutricionista@yahoo.com.br

quarta-feira, 6 de março de 2013

Unhas fortes e poderosas

Muitas mulheres se queixam de unhas fracas e quebradiças ou manchadas, mas na verdade elas (as unhas) podem estar dando um aviso importante que tem haver com sua alimentação.
As unhas como qualquer outra estrutura corporal, precisam de uma boa disponibilização de nutrientes, através de uma alimentação balanceada. Possuir uma alimentação que atenda às nossas necessidades irá promover o crescimento e fortalecimento das unhas. Mas claro, existem alimentos que NÃO podem faltar à mão de quem quer exibi-las com o glamour que só belas unhas proporcionam! Falando de alimentação, a nutricionista Karla Pinheiro listou alimentos que não podem sair da sua rotina para ter unhas saudáveis e poderosas.

• Carnes magras, Frango (peito) e Peixes – São excelentes fontes de proteínas, ferro e cálcio. Fornecem aminoácidos indispensáveis ao crescimento das unhas. Adicione esses alimentos e ovos (de preferência cozidos) no almoço e jantar.
• Frutas cítricas como acerola, laranja, limão além do caju e goiaba são excelentes fontes da vitamina C, que é uma precursora do colágeno, uma proteína que confere a firmeza da pele (ponto de apoio das unhas).
• Grãos integrais como arroz integral e gérmen de trigo, quinoa, gema de ovo e levedura são fontes de vitaminas do complexo B, que quando associadas a proteínas (carnes magras) constituem verdadeiras fábricas de queratina, que é a estrutura que forma nossas unhas. Substitua o arroz branco pelo integral e adicione a quinoa, gérmen de trigo e levedura em vitaminas, iogurtes ou massas para bolos saudáveis.
• Castanha de caju, castanha do Brasil (do Pará) e frutos do mar. Aproveite a grande oferta de frutos do mar do nosso litoral e os inclua no mínimo 1 vez por semana. Um punhado de castanha também constitui uma nutritiva e deliciosa opção para lanches.